Filmes para curtir o Halloween com a criançada (ou com a sua criança interior)!

Saudações, leitores noturnos!

O Halloween está chegando e tenho certeza que vocês estranharam a falta de conteúdo publicado esse mês. Infelizmente, por motivos pessoais, não deu para fazer nossas tradicionais postagens temáticas, mas antes tarde do que nunca, não é? E esse ano o Halloween vai ser especial, pois vai cair em uma Segunda-feira que para muitos será bem no meio de um feriadão. Como muita gente não vai viajar por causa do segundo turno das eleições, que tal algumas sugestões de filmes e livros para passar um feriadão bem-assombrado com a família, e continuar apresentando os pequenos ao fascinante mundo do terror (ou simplesmente para resgatar sua criança interior)? Então vem comigo!

A Família Addams e a Família Addams 2

Não dá pra pensar em um clássico mais clássico que a Família Addams! Inspirado nos quadrinhos de Charles Addams,os filmes contam com um elenco estrelado que inclui Raul Julia (“O Beijo da Mulher Aranha”), Anjelica Houston (As Brumas de Avalon) e Christopher Lloyd interpretando os “excêntricos” Addams, uma família bem gótica e mórbida, que não têm problema nenhum em ficar de fora dos padrões da ‘normalidade’. Aliás, eles são uma família bem mais amorosa e bem ajustada que muita gente ‘normal’ por aí. As duas adaptações mudaram alguns elementos dos quadrinhos para a telona, dando mais detalhes e complexidade aos personagens, adicionando personagens novos e tramas mais elaboradas ao mesmo tempo que abraçam completamente a charmosa esquisitice do original. Os dois filmes são recheados de momentos surrealmente engraçados com uma estética “dark” irresistível.

A Convenção das Bruxas (original e remake)

Anjelica Huston fez parte da infância de muita criança gótica e trevosa que cesceu nos anos 90, pois ela não apenas deu vida à inesquecível Mortícia, mas também interpretou a assustadora Stra. Eva Ernst nessa adaptação do livro “A Bruxas” de Roald Dahl. Nesta história, um garotinho vai morar com a avó depois de ficar orfão. Ele acaba descobrindo que as arrepiantes histórias de bruxa que ela conta podem ser mais verdadeiras do que ele imaginava, quando ele e seus amigos encontram uma convenção de bruxas de verdade. No remake de 2020, a história é basicamente a mesma, mas com algumas atualizações e com sustos mais suaves do que o original, o que rendeu muitas críticas, principalmente dos fãs do original, mas ainda vale a pena dar uma olhada pelas atuações de Anne Hathaway como Eva Ernst e Octavia Spencer como a avó.

Abracadabra 1 e 2

Abracadabra é outro clássico absoluto do dia das bruxas com aquele gostinho vintage de Sessão da Tarde que a gente adora! As irmãs Sanderson são bruxas malvadas que roubam a essência vital de criancinhas para se manter jovens, até que são executadas pelos moradores da cidade de Salém no século XVI. Mas elas voltam para se vingar da cidade não uma, mas DUAS vezes. Em ambos os filmes, adolescentes trazem as bruxas de volta à vida sem querer e precisam derrotá-las antes do nascer do sol, e em ambos os filmes as irmãs Sanderson absolutamente roubam a cena graças às intérpretes Bette Middler, Kathy Najimi e Sarah Jessica Parker, que dão rédea solta à maldade caricata das personagens. O destaque especial vai para a diva Bette Midler que usa seu talento de cantora veterana para dominar sequencias musicais que vão fazer qualquer um querer dançar no meio da sala.

Coraline

Coraline é um filme de animação stop motion dirigido por Henry Selick (isso mesmo, NÃO é um filme de Tim Burton, aliás, depois de assistir os filmes de Selick você vai perceber que ele tem seu próprio estilo, bem além das semelhanças a primeira vista.). Inspirado na obra de Neil Gaiman (que já apareceu na nossa lista de livros para crianças no Halloween passado, veja AQUI), esse filme é capaz de assustar até alguns adultos, então pode ser melhor apreciado por crianças maiorzinhas ou adolescentes (a não ser que seu pequeno já seja iniciado nas artes das trevas!). Coraline Jones acaba de se mudar. Seus novos vizinhos são meio excêntricos, ela sente falta dos amigos e seus pais não lhe dão muita atenção. Ao explorar sua nova casa ela descobre uma porta que aparentemente não leva a lugar nenhum, mas somente durante o dia. À noite a porta se abre e a leva para um mundo surreal onde as coisas não são bem o que parecem.

Histórias assustadoras para contar no escuro

Outro filme que é mais indicado para adolescentes, “Histórias assustadoras para contar no escuro” é inspirado na clássica série de livros de Alivn Schwartz (o primeiro foi publicado no Brasil e está na nossa lista de livros para o dia da criança, veja AQUI). A gente sabe que uma boa adaptação nem sempre é aquela que é mais fiel ao original, e este filme, cujo roteiro tem a colaboração de Guilermo del Toro (cuja presença pode explicar os design de personagens absolutamente fantástico!), também faz mudanças que deram muito certo, pinçando algumas histórias da coletânea original, e criando uma história e personagens inteiramente novos para amarrá-la numa narrativa coesa. Nela, três amigos, Stella, Chuck e Auggie estão fugindo do valentão da cidade e se escondem no carro de Ramón. Os quatro decidem visitar uma casa abandonada, onde encontram um livro no qual histórias parecem se materializar do nada.

Goosebumps: Arrepios e monstros

Vamos terminar essa lista com um título puxado para a comédia, e outro filme inspirado em uma série de livros. “Goosebumps” de R.L.Stine foi publicada nos Estados Unidos durante anos, e para muitos foi o primeiro contato com a literatura de terror. Alguns foram traduzidos no Brasil em meados dos anos 2000, mas foi a série de TV dos anos 90 que ficou mais popular por aqui, sendo exibida primeiro pela Rede Globo, e depois pela Fox Kids. O formato de série tornou uma adaptação direta mais fácil, então o filme teve que buscar uma saída similar à de “Histórias assustadoras para contar no escuro”: criar uma narrativa nova dentro da qual as histórias dos livros pudessem se enquadrar. Mas no caso de “Goosebumps” essa ideia ganhou um toque diferente: o próprio R.LStine é um dos personagens. O jovem Zach acaba de se mudar para uma nova cidade e faz amizade com Hannah. O que ele não sabe é que o pai de Hannah, o escritor Richard Lawrence Stine (interpretado por Jack Black), o escritor de Goosebumps, mantém todos os montros e criaturas das histórias trancados em seus manuscritos. Mas eles não ficam presos por muito tempo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: